top of page
Buscar

O que vem junto com o novo bebê?

  • Foto do escritor: Suzana Aschar
    Suzana Aschar
  • 11 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de ago. de 2021

De um dia para o outro a vida vira de cabeça para baixo. Sim, a gestação dura em média 40 semanas. Tempo suficiente para se preparar financeira, física e psicologicamente, certo? Nem sempre!

Nessas 40 semanas você pode ter sido aquela pessoa que se informou, planejou, se antecipou e comprou tudo que achava que o bebê poderia precisar. Fez cursos, tirou fotos, festejou e aguardou ansiosamente.


Você também pode ter sido aquela pessoa que foi pega de surpresa, não estava nos planos. Você se adequou, se estruturou e dançou conforme a música.


Ou depois de muitos planos e tentativas, você pode ser a pessoa que procurou outras alternativas para o bebê chegar, já que as ditas "convencionais" não estavam acontecendo.




Você pode também não ser a/o marinheira(o) de primeira viagem, mas esta viagem pode estar sendo diferente das outras...





Existem as mais diversas histórias antes da chegada de um bebê, mas quando ele chega... ele CHEGA! Mudando tudo: sua rotina, suas responsabilidades, sua família, seus hábitos.

Às vezes as mudanças são tão intensas que quando você pensa, não lembra mais como era "antes do bebê". E se sente perdida(0). Você tem um novo papel que, frequentemente, se sobrepõe aos que já desempenhava. E chega o questionamento: quem sou eu além de mãe/pai?


Ser responsável por uma nova vida desafia nossa flexibilidade, nos tira da zona de conforto e nos convida a ampliar nossa visão sobre o que é certo ou errado e o modo de encarar a vida que tínhamos até então.


Muitas vezes esse movimento de se perder, se encontrar e se reconhecer não acontece tão naturalmente e é aí que a terapia se faz necessária. Existem diferenças fundamentais agora, que precisam ser elaboradas. Quer falar sobre isso?







Comments


 

Psicóloga Suzana C. A. L. Aschar - CRP 06/129491

bottom of page