As eleições presidenciais e a saúde mental
- Suzana Aschar
- 26 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Você também tem a sensação de que a eleição presidencial está afetando as pessoas de uma forma inesperada e inexplicável? Vamos mais além: você também se sente afetado por isso?
Em maior ou menor grau, é muito difícil que esse tema não tenha em algum momento chegado até você de uma forma, digamos, "incômoda" (sendo bem modesta).

E são inúmeras as variáveis que influenciam isso: nossas famílias, nossos valores pessoais, nossas relações sociais e laborais. A mídia, a internet e a inundação de informações - e, mais precisamente, as DESinformações. Num mundo onde já é difícil distinguir o que é uma notícia verdadeira ou uma tentativa de manipular o eleitor mais "ingênuo", ficamos cada vez mais temerosos e temos mais dificuldade em confiar - nas notícias e nas pessoas.

O sentimento frequentemente é de estar assoberbado, sobrecarregado com tudo isso e ao mesmo tempo surge uma certa dificuldade de lidar com tudo o que vem junto com o que a situação política do país trouxe para as nossas vidas - ou tirou delas. Relações foram rompidas ou, no mínimo, estremecidas. Valores foram postos em questionamento. Inúmeros sentimentos indesejáveis surgiram - angústia, medo, raiva, desesperança? Quais são os seus?
Mas é importante lembrar que existe um espaço seguro para lidar com tudo isso: a terapia. Poder falar sobre o assunto sem precisar ser um debate, sem medo de ser julgado ou "cancelado". Sem o risco de descobrir mais uma "decepção". Expressar esses sentimentos, organiza-los e compreendê-los. Colocar em perspectiva, refletir e se REconhecer dentro desse novo cenário, que não vai se dissolver simplesmente com o fim das eleições.
Se esse é um tema que tem lhe preocupado ou incomodado de alguma forma, sugiro que faça esse movimento: leve-o para a sua terapia.
Não evite falar disso com seu terapeuta! Ele não está ali para expressar sua opinião política para você, mas sim para te ajudar a passar por esse momento e lidar com tudo o que essa situação trouxe de novo para você.
Comments